3 de abril de 2010

HC inaugura brinquedoteca para implantar terapia filial


31/03/2010 - 12h37
Folha de São Paulo

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP inaugurou nesta quarta-feira (31) uma brinquedoteca terapêutica. A sala será usada no atendimento de crianças e adolescentes vinculadas ao ambulatório, hospital dia e unidade de internação do Sepia (Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência).

Nova brinquedoteca inaugurada no Hospital das Clínicas da USP vai permitir metódo no qual pais são agentes terapêuticos dos filhos

O novo espaço servirá para que a equipe do Sepia coloque em prática intervenções terapêuticas baseadas em diferentes modelos de atendimento, entre eles a terapia filial, inédita no Brasil, no qual os pais atuam como agentes terapêuticos de seus próprios filhos, em casa.

Na terapia filial, os pais (ou a mãe ou pai) passam por treinamento e são orientados na forma de brincar com seus filhos, aprendendo eles mesmos a brincarem. O responsável é estimulado a observar seu filho na hora da brincadeira, ouvindo-o de forma reflexiva, reconhecendo e respondendo aos sentimentos da criança, atuando na construção e fortalecimento da auto estima.

Segundo o Instituto, as crianças têm prazer em todas as experiências da brincadeira. Ao brincar a criança desloca para o exterior seus medos, angústias e problemas internos, dominando-os por meio da ação. Através do brinquedo a criança lida criativamente com a realidade externa.

Ainda de acordo com a assesoria, a brinquedoteca terapêutica contribui para a diminuição da ansiedade decorrente da situação de sofrimento vivida pelo paciente.

A brinquedoteca terapêutica tem como base projeto de decoração padrão dos brinquedos Lego, ou seja, uso de formas geométricas e cores. A meta da sala, segundo a assessoria do hospital, é atender 40 crianças/adolescentes e 40 cuidadores todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário